17/05/2024

Comemorações do 25 de Abril – Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes

17/05/2024

Comemorações do 25 de Abril – Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes

A Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes fez a festa aos 50 anos do 25 de abril, com uma semana de poesia, cinema, música, palestras e muita alegria que reforçou os valores da Cidadania e da Liberdade da vasta comunidade envolvida na produção dos eventos.

Deu-se início à festa, no dia 22 de abril, quando, durante a manhã, no espaço exterior do polivalente, conviveram mais de 400 alunos, animados pela Associação de Estudantes da ESMTG. Destaque para a participação da comunidade dos alunos da escola Major David Neto, acompanhada pelos seus professores/as e pelos alunos/as do curso de Ação Educativa.
Ouviu-se a senha 1 da Revolução dos Cravos, houve um “Flash Mob”, e não faltou distribuição de cravos, feitos pelos alunos. Entretanto, num memorável momento de emoção, entoaram a “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso.

Pelos espaços verdes da escola, “A arte sai à rua” pela mão dos alunos de artes que criaram um estendal de cartazes e pinturas evocativos da liberdade e de figuras emblemáticas de abril.
Já dentro de bloco B foi possível ver, ler e ouvir trabalhos coletivos realizados pelas turmas do 10⁰ ano K, L e M, denominados “Testemunhos do 25 de abril”, onde através de códigos QR os visitantes escutaram as memórias dos entrevistados e entrevistadas. No auditório houve a projeção de curtas metragens de animação realizadas por e para o público infantil do 1⁰ ciclo.
Seguiu-se “O voo da liberdade”, dinamizado pelas turmas 10⁰ M,12⁰s L e K, consistiu na declamação de poesia acompanhada do lançamento e voo de aviões poéticos, concluído com um talentoso momento musical protagonizado pelo aluno Rafael Fernandes do 10⁰ M, na sua guitarra elétrica .
Ainda houve espaço e tempo para uma memorável palestra sobre as vivências de dois resistentes e inesquecíveis “cidadãos da liberdade” que partilharam as suas vivências no período do Estado Novo e após o 25 de abril (a Srª Dª Ana Sarmento e o Sr⁰ Damião Sequeira). Ao longo da semana construiu-se um gigante cartaz, onde, quem quisesse poderia e, pode ainda, registar o que é para si o 25 de abril.

Esta semana consolidou aprendizagens interdisciplinares e artísticas fundamentais, protagonizou e promoveu o encontro entre várias faixas etárias num trabalho profícuo e inesquecível, sempre protagonizado pelos nossos alunos e alunas, que trabalharam na planificação e produção dos eventos, desde o momento de criação da comunicação/ divulgação realizada com um cartaz da autoria das alunas Diana Vicente e Margarida Franco do 12ºano B2.

O trabalho em equipa uniu alunos e alunas, direção, plano nacional das artes, plano nacional de cinema, associação de estudantes, todos e cada um na prossecução de um projeto educativo comum.