21/05/2024
Cinema feito em casa e “Os Salteadores” estreiam na ESMTG
21/05/2024
Cinema feito em casa e “Os Salteadores” estreiam na ESMTG
No dia 15 de maio, entre as 9:20min e as 10:15min, a turma do 11ºano, em parceria com o Plano Nacional de Cinema, juntaram, no auditório da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, cerca de 100 alunos e alunas, numa sessão de cinema.
A sessão, inteiramente produzida por alunos e alunas do 11ºO, consistiu no visionamento do filme “Os Salteadores”, de Abi Feijó, 15min/35mm, baseado no conto “Os Salteadores” do livro “Os Grão-Capitães” de Jorge de Sena. Seguiu-se uma curta metragem, também de animação, 3min, desta feita realizada por alunas da nossa escola, na sequência de uma curta formação de cinema de animação frequentado pela turma no corrente ano letivo.
O público, maioritariamente composto por estudantes de artes, depois de ser familiarizado com a sinopse do filme, bem como com a biografia do realizador, teve oportunidade de ouvir excertos da leitura do conto original que serviu de base à construção da narrativa fílmica. Foram conhecidos alguns aspectos técnicos inerentes ao cinema de animação. Todas estas dinâmicas foram da responsabilidade das alunas que, ao melhor nível, cumpriram com a missão planificada.
De salientar que também o cartaz de divulgação foi da sua responsabilidade. Seguiu-se um momento bastante ansiado pela plateia, a estreia do filme “O que foi o 25 de abril?”, um exercício de animação, com duração de 3m, cujo argumento e realização, desenvolvidos pelas alunas Dyana Melnychuk e Sofia Guerreiro, do 12ºB1, explorou, fundamentalmente, as conquistas das mulheres na Revolução de 74.
Um debate entre professores/as e alunos/as sobre os aspetos técnicos e simbólicos das obras apresentadas encerrou esta hora letiva de tão profícuas e originais atividades e aprendizagens, pensadas à medida do perfil do seu público alvo e de acordo com o projeto educativo do nosso agrupamento.
Esta atividade, enquadrada no projeto recentemente implementado no AEMTG, porém já a dar frutos, visa “criar junto do público escolar as condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte, e promover um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais. Acompanhando a implementação das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. O Plano Nacional de Cinema divulga práticas pedagógicas realizadas em ambiente escolar, que privilegiam a articulação entre Cultura e Educação, que incentivam a formação de públicos para o cinema, e que promovem valores democráticos como diversidade, tolerância e inclusão, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos.
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