OBJETO_MES_logoMuseu Virtual da ESMTG

Um dos projetos da equipa da BESMTG para este ano letivo consiste em iniciar a inventariação do património referente às atividades realizadas na escola, recolhendo um conjunto de objetos que, ao longo dos anos, deixou de ser usado.

Pretende-se, através da iniciativa «Objeto do mês», iniciar a recolha desse espólio, mostrando-o na biblioteca e, simultaneamente, aqui, nesta secção do blogue da biblioteca, que recebeu a designação de «Museu virtual».

Pretende-se iniciar a constituição de um núcleo museológico que contemple a recolha de objetos que fizeram a história da ESMTG, ao longo dos seus 50 anos de existência. Nessa recolha, estarão envolvidos vários membros da comunidade escolar.

Os objetos serão, depois de expostos na biblioteca escolar, devidamente guardados, para se iniciar a construção de um espaço museológico que dignifique a escola, no ano em que comemora meio século de vida.


 Outubro

SELO BRANCO

Objeto constituído por cunho e contra cunho, com gravação manual em alto-relevo, marcando o nome da instituição e  usado para autenticar documentos oficiais. O início da sua  utilização foi no ano 1983, aquando da criação da Escola  Industrial e Comercial de Portimão (antigo nome da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes).

Dimensões: altura – 42 cm; base – 26 cm X 6 cm.

Texto: Eugénia Santos (Coord. Técnica).

« 1 de 9 »


 Novembro

Placa de som «Sound Blaster AWE64 CT 4500»

 Card Type: Sound Card

Chip set: Creative Technology

I/O options: Line in, microphone in, line out speaker out, game/MIDI port, audio in – CD-ROM, PC speaker connector

Data Bus: 16-bit ISA

Dimensões: altura – 13 cm;  18 cm X 10 cm (largura máxima) (posição vertical)

Texto: Professor Rafael Pral

 Placa de vídeo Asus K8S – MX

Placa mãe para Socket 754 Sempron, Athlon, processamento simultâneo de 32-bit e 64-bit, Chipset SiS 760 GX, SiS 965L, F SB 1600 Mt/s, Memória 2 x 184 – pin DIMM sockets; suporta máx. 2 GB memória DDR 400/333 non- ECC, VGA Gráfico integrado Mirage 2 no chipset Si S760GX, suporta Direct X 8.1, até 128 MB memória de vídeo compartilhada, Slots de Expansão 1x AGP8X, 1 x PCI Express X 1, 2 x PCI, LAN SiS 190/191 MAC + Realtek RTL 820 1CL 10/100 LAN PHY, Audio ADI AD 1888 SoundMAX 6 – canais áudio Codec, suporta saída de interface S/PDIF.

Dimensões: altura – 24 cm; 19 cm X 4 cm (largura máxima) (posição vertical)

Texto: Professor Rafael Pral

  Robô Training Arm CS-113

degrees of freedom- 5

Positioning accuracy +/- 0.9 mm

Payload max. 0.5 kg

Integrated Z80 A micro memory, ROM, RAM

Interface Parallel port

Cruise Control Square wave

Dimensões: altura máxima: 42 cm; base: 28 cm X 17,5cm

Peso: 8 kg

Texto: Professor Rafael Pral

« 1 de 11 »

 


 Dezembro

 TELEVISOR

Com a crescente inserção de meios audiovisuais nas bibliotecas escolares, estes espaços começaram a contar com televisores, a partir da década de 80 e, sobretudo, na de 90. Associado ao televisor estava, muitas vezes, um videogravador, que permitia gravar programas de televisão e fazer o seu visionamento posterior. Muitos videogramas (com filmes de ficção e documentários, sobretudo) começaram a ser incluídos no espólio das bibliotecas escolares. A biblioteca da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes teve à disposição dos seus utilizadores, até meados da primeira década do século XXI, dois pequenos televisores como este e um de maiores dimensões, que se encontra, ainda em utilização, na sala de leitura.

Televisor SANYO – Modelo CEP 301 LPG

Dimensões: altura: 31 cm; largura: 38 cm; ecrã: 35 cm

Texto:  Professor Luís Salema

 

« 1 de 7 »

 


 Janeiro

A máquina de escrever foi inventada em 1713, pelo engenheiro inglês Henry Mill. Esta máquina que inventou datilografava somente em letras maiúsculas e apresentava o teclado QWERTY, que é usado até os dias de hoje.

O teclado foi projetado provavelmente separando as teclas mais usadas das outras não tão utilizadas e de modo a que elas não se chocassem no momento em que eram pressionadas.

O exemplar exposto na Biblioteca Escolar apresenta as seguintes dimensões:

Altura: 21 cm (aprox.)
Profundidade: 36 cm (aprox.)
Largura: 34 cm (aprox.)
Largura máxima: 49 cm (aprox.)

Texto: Ângela Cardoso e Melissa Silva | 12.º G

« 1 de 19 »

 


Fevereiro

MICROSCÓPIO ÓTICO

 

« 1 de 12 »

 


 Março

DINAMÓMETRO DE PONCELET

 

« 1 de 8 »

 


 Abril

TERMÓGRAFO

O termógrafo  é um instrumento que fornece uma informação gráfica e contínua de todas as variações de temperatura, ao longo de um período de tempo, que pode ser diário ou semanal.  Existem vários modelos de termógrafos, porém, todos possuem a mesma construção básica: um elemento visível às variações de temperatura e um cilindro, coberto por um papel graduado,  onde são registadas as temperaturas. . A rotação do cilindro é dada por um sistema de relojoaria, instalado no seu interior. A velocidade de rotação pode ser de uma volta completa em 24 horas ou 7 dias.

Texto: Professora Isabel Pereira (Geografia)

« 1 de 6 »