No passado dia 26 de outubro, um dos nossos membros recebeu uma chamada muito interessante do “Público na Escola”, a informar que o nosso jornal escolar, Teixeira+, foi o vencedor de um dos prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares.
De acordo com o jornal Público, o concurso “está aberto à participação de jornais (e revistas) elaborados em contexto de escola ou grupo de escolas, turma, biblioteca escolar, clube ou outros”. Neste concurso 2021/22, que contou com 129 candidaturas elegíveis, houve um pouco de tudo: jornais em papel, digitais, newsletters, entre outos. “O grande destaque do grupo de vencedores vai para a grande distribuição geográfica e a forte presença de jornais da responsabilidade total de alunos”, diz Luísa Gonçalves, professora, coordenadora do “Público na Escola” e jurada no concurso.
O nosso jornal candidatou-se à categoria de Melhor Jornal de Agrupamento, na qual venceu o 2º prémio, em conjunto com o Eça News, do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, no valor de 500 € para cada agrupamento.
O Teixeira+, entre outros jornais escolares espalhados pelo território português, foi extremamente elogiado por apostar em linguagens de modo a dinamizar o projeto e incluir todo o agrupamento, tais como texto, vídeo e podcasts.
Queríamos agradecer aos anteriores membros do Tx+, Maria João Marques e Francisco Balau, ao professor Carlos Café, a todos os autores, à direção, aos jornalistas no ano letivo 2021/22 (Ana Oliveira, Ana Tomé, Lucas Lopes, Simona Blosenco e Sofia Costa), a toda a comunidade teixeirense e a todos os participantes, jurados e organização do concurso.
A atribuição deste prémio foi bastante motivadora para, neste ano letivo, continuarmos a divulgar todos os interesses da nossa comunidade e criar atividades. Fiquem atentos!
Ana Oliveira