Orçamento Participativo – votação de proposta

Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.

No 24 de março, Dia do Estudante, vota na proposta que te identificas para poderes decidir a melhor ideia para a tua escola.

EscolaSistema de votação
Escola Básica Professor José BuiselVotação online
Escola Secundária Manuel Teixeira GomesVotação presencial, ao longo de todo o dia: Comissão vai a cada sala de aula com a urna de votos

Consulta aqui as propostas das duas escolas!

Propostas da Escola Básica Professor José Buisel

Proposta A
Tapetes de ginástica – Redes para balizas – Cestos de basquetebol
Proposta B
Salas mais quentes para melhor concentração
Descrição da proposta: Como todos sabemos a atividade física é do interesse de todos os alunos! Pensamos que seria interessante apresentar como proposta de orçamento participativo, a aquisição de cinco tapetes de ginástica mais «fofinhos», de modo a tornar as aulas de Educação Física (Ginástica) mais confortáveis! Por outro lado, pensamos que o nosso campo desportivo precisava de melhorar. Assim, escolhemos 2 pares de redes para as balizas exteriores (futsal) e cinco redes para os cestos de Basquetebol. Se conseguirmos este material desportivo, as aulas de Educação Física vão ficar mais agradáveis. Descrição da proposta: Uma vez não existirem salas aquecidas, propomos a aquisição de 10 aquecedores para serem colocados em algumas das salas, de modo a que os alunos se sintam mais confortados e concentrados quando está frio. Com o propósito de fazer o melhor proveito possível do orçamento que temos ao nosso dispor, este irá contribuir para o bem-estar dos alunos e para melhorar o aproveitamento das aprendizagens. Achamos que esta medida será benéfica para todos os elementos da comunidade educativa escolar e, em especial, para os alunos.

Proposta da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes

Proposta APolivalente e Ambiente
A nossa proposta visa melhorar o espaço designado de polivalente. Este espaço é diariamente utilizado pelos alunos para convivio, no entanto não dispõe das condições e recursos necessários para satisfação das necessidades a que se propõe.  Acreditamos que o polivalente é um espaço que todos os alunos reconhecem como seu, e por isso gostávamos que fosse um espaço confortável e agradável, em que todos se sentissem bem.  Atualmente o espaço é utilizado somente para lazer / convívio entre os alunos, mas a nossa proposta seria também criar uma pequena área distinta, dentro do espaço do polivalente, para que os alunos interessados pudessem estudar. Acreditamos que esta pequena área de estudo faz todo o sentido, já que muitas das vezes a nossa biblioteca está encerrada.  O polivalente é um espaço de todos, no entanto nem todos os alunos conseguem usufruir deste espaço. A principal razão é o fato de haver pouca disponibilidade de material, nomeadamente sofás e cadeiras, o que obriga a que, os últimos a chegar, acabem por não ficar.  O espaço merece ser adequado às atuais necessidades, para isso propomos a aquisição de algum material, tais como mesas, cadeiras, puffs, aumentando assim a concentração de alunos neste espaço, que se pretende seja de todos e para todos.  O espaço polivalente seria organizado por áreas distintas. A nossa proposta sugere duas grandes áreas a de lazer e a de estudo. A área destinada ao estudo, poderia eventualmente ser no palco, criando uma zona distinta e utilizando materiais que facilmente seriam deslocados deste espaço, caso a utilização do palco fosse necessária para outros fins.  O montante financeiro disponível permite-nos também sugerir algo mais. Assim, e com o objetivo de sensibilizar cada vez mais a comunidade escolar para a preocupação com o ambiente, propomos a aquisição de baldes do lixo, a que chamaríamos as nossas ilhas ecológicas, para que todos pudéssemos fazer conscientemente a separação dos lixos, promovendo a reciclagem e contribuindo juntos para uma melhor escola, uma melhor comunidade e um melhor mundo. Sabemos que a poucos metros da nossa escola temos algumas ilhas ecológicas, e assim as funcionárias da escola poderiam concluir mais facilmente todo este processo, dando continuidade à separação de lixo feita dentro da escola. Os baldes do lixo seriam colocados em todos os blocos e também, no polivalente.  Apelando sempre ao bom senso e à cidadania, todas estas medidas seriam da inteira responsabilidade dos alunos. Para a concretização destas medidas, a nossa proposta de orçamento tem um custo aproximado de oitocentos e oitenta e sete euros e oitenta e seis cêntimos, (887,86€).

Para mais informações consulta a página OPEscolas em https://opescolas.pt/candidaturas/index.php

By : Cláudia Bonifácio /Março 06, 2020 /Uncategorized /Comentários fechados em Orçamento Participativo – votação de proposta