Plano Municipal de Juventude de Portimão

Na passada quinta feira, dia 11 de outubro, os alunos do 11º D, mais duas alunas do 11º C participaram numa atividade dinamizada por dois elementos da  Associação DYPALL NETWORK (DEVELOPING YOUTH PARTICIPATION AT LOCAL LEVEL); Dr. Bruno António e Dr.ª Carolina Loureiro, um elemento da Divisão de Desporto e Juventude da CMP; Dr.ª Marta Costa e dois elementos estrangeiros que colaboraram com a Associação DYPALL, um polaco (Pavel) e um espanhol (Alex).

Esta atividade  pretende fornecer aos jovens ferramentas que lhes permitam, de forma mais eficaz, participar nos processos de tomada de decisão ao nível dos órgãos locais. Por este motivo o Município criou o Plano Municipal de Juventude de Portimão, designado por Geração XXI, em parceria com a DYPALL NETWORK. A criação deste Plano visa desenvolver uma nova cultura de participação juvenil através da criação de espaços de cooperação, diálogo e aprendizagem.

O encontro teve lugar na Biblioteca Escolar da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, das 10.30 às 13.20 e foi dividida em 3 partes: a primeira parte consistiu na apresentação dos objetivos, projetos e espaço Loja Já.

Formados os grupos de trabalho, foi entregue a cada grupo um conjunto de “post it” a ser entregue a um aluno escolhido pelo grupo. Dentro dos elementos do grupo quem tivesse mais ideias para usar no “post it” teria o direito de estabelecer uma regra para o grupo. O objetivo seria permitir aos alunos entender como o voto acaba por delegar responsabilidade de decisão a alguém.

Numa segunda parte da atividade foram feitos levantamentos positivos e negativos de viver em Portimão e apresentadas propostas de melhoramento em diversas áreas previamente definidas.

Finalmente foram apresentadas as propostas de resolução dos problemas identificados por cada grupo.

As professoras envolvidas pediram aos alunos que indicassem alguns aspetos da atividade que considerassem mais importantes.

  • “Melhor perspetiva em relação aos problemas da cidade de Portimão;
  • Troca de impressões e partilha de ideias conducentes à resolução dos problemas levantados;
  • Oportunidade de ter voz, enquanto cidadõas, tornando-nos mais ativos;
  • Sessão dinâmica e muito interresssante;
  • Tema ao encontro do desenvolvimento de competências; nomeadamente, sentido crítico, de comunicação;
  • Interessante o diálogo entre várias instituições (CMP e Loja Já)”

 

Professoras/Disciplinas envolvidas:

Ana Paula Rosa – Inglês

Isabel Pereira – Geografia A

 

 

By : Faustino Santos /Novembro 01, 2018 /Uncategorized /Comentários fechados em Plano Municipal de Juventude de Portimão