25 de abril no agrupamento com Carlos Albino

No dia em que a poesia saiu à rua, conversámos com o jornalista da Rádio Renascença que passou a senha decisiva aos microfones. Em 2 sessões, Carlos Albino encontrou-se com alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de manhã, e com alunos da Escola EB2,3 Prof. José Buisel, à tarde, e todos participaram e contribuíram para momentos únicos, vividos em nome da liberdade. Este acontecimento teve lugar na biblioteca da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, organizado com a colaboração do grupo de professores de História.

Natural de Loulé, Carlos Albino formou-se em Direito e Sociologia, e, após passagem pelo ensino, enveredou pelo jornalismo em 1970. Foi editor internacional no diário República, realizador do programa de rádio independente Limite, diretor da ex-Emissora Nacional (RDP), colunista de O País, editorialista do diário A Nação, diretor do semanário Réplica, diretor da Agência Noticiosa ATM, e, ao longo de anos, correspondente diplomático do Diário de Notícias.

Carlos Albino esteve diretamente ligado ao desenrolar dos acontecimentos do dia 25 de abril de 1974, por ter sido o responsável pela emissão da senha do início das operações militares que iriam derrubar o regime ditatorial, através do programa Limite, na Rádio Renascença. A leitura gravada da primeira estrofe da canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso, confirmou o golpe e o avanço das forças armadas.

Na madrugada de  25 de abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas desencadeou a operação que pôs fim ao regime totalitário que amordaçava Portugal desde 1926. Um grupo de jovens oficiais, coordenados pelo major Otelo Saraiva de Saraiva e pelo major Vitor Alves, organizados no MFA, estabeleceram como objetivos da Operação Fim Regime os DDD: DESCOLONIZAR, DEMOCRATIZAR , DESENVOsessão evocativa da revolução dos cravos na BELVER.

O POVO aderiu entusiasticamente a este movimento e o regime caiu com a rendição dos ditadores Marcello Caetano e Américo Tomaz no fim do dia de 25 de Abril.

Dr Carlos Albino, a professora Graça Ventura e alunos do 12º ano


Montra de livros alusivos ao 25 de abril


                                                                                    Dr Carlos Albino e as turmas do 12º I, 12º J e 12º K
Logos biblioteca
By : admin /Maio 03, 2016 /Uncategorized /Comentários fechados em 25 de abril no agrupamento com Carlos Albino