Decorreu entre 25 e 28 de fevereiro último, na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, o segundo encontro do projeto “Youth Echoes”, que contou com a participação das escolas dos onze países que o integram, Alemanha, Aústria, Espanha, Grécia, Itália, Polónia, Letónia, Lituânia, Escócia, Suécia e Portugal, num total de 25 professores e 28 alunos estrangeiros.
Numa primeira sessão de trabalho, em que participaram professores e alunos, foram apresentados e debatidos os resultados de um questionário previamente aplicado a uma amostra de cinquenta alunos das várias escolas e cujas respostas permitiram uma comparação de dados sobre hábitos, relações sociais, ideais, expectativas e anseios dos jovens.
A divulgação do trabalho desenvolvido pelos alunos durante este período foi realizada através de uma exposição de posters concebidos pelas várias escolas parceiras, subordinada ao tema comum “Os jovens e o mundo do trabalho” (Youngsters and the world of work).
Para os alunos, visitantes e anfitriões, foi preparado um programa que integrou atividades desportivas na praia da Rocha, o que proporcionou a muitos um primeiro e entusiástico contacto com o surf, apoiado por professores de Educação Física da escola e monitores da escola de surf de Portimão. Os alunos tiveram ainda oportunidade de optar entre um workshopde teatro e uma corrida fotográfica. Qualquer destas atividades foi muito participada, com elevado empenho por parte dos alunos e os resultados mostraram grande qualidade.
Nas sessões de trabalho, os professores fizeram o balanço das atividades efetuadas até ao momento e, organizados em grupos de trabalho, planificaram as próximas ações a desenvolver com os alunos, nas áreas da linguagem juvenil, escrita criativa e/ou “street art” e que integrarão os vários produtos finais do projeto.
Foi ainda possível a apresentação, na escola, de apontamentos musicais, incluindo o fado, e o contacto com o património natural e histórico algarvio, através de uma visita a Sagres e às cidades de Lagos e Silves.
Dirigimos um agradecimento muito especial à CAP, às famílias que receberam os alunos estrangeiros, aos alunos da nossa escola e de outras escolas que participaram em algumas das atividades culturais, aos professores e funcionários que colaboraram com a equipa do projeto e que contribuiram para o sucesso do encontro.
A equipa do Projeto “Youth Echoes”
Notícia enviada pela professora Ana Gonzaga, a quem se agradece.