No passado dia 25, o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa promoveu, na Faculdade de Letras daquela universidade, o lançamento do livro Ensinar e Aprender Filosofia num mundo em rede.
Coordenada pela catedrática de Filosofia Maria Luísa Ribeiro Ferreira, a obra inclui grande parte das comunicações proferidas no Colóquio Internacional Ensinar e aprender Filosofia num mundo em rede, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Novembro de 2011, com o apoio institucional da Comissão Nacional da Unesco, comemorando o Dia Internacional da Filosofia.
O livro inclui um artigo do professor Carlos Café, docente de Filosofia nesta escola, que corresponde à comunicação por si apresentada naquele colóquio internacional. Intitulado “Cinema e filosofia ou De que são feitos os heróis?“, o artigo explora as potencialidades do uso didático do cinema nas aulas de Filosofia. Nele se defende que o cinema, com a sua insuperável capacidade de suscitar no espectador a identificação com o «herói», permite aos jovens colocarem-se na «pele» das personagens e refletirem sobre os grandes problemas filosóficos, funcionando o cinema, deste modo, como um laboratório virtual onde se produzem diferentes e estimulantes «experiências mentais» filosoficamente relevantes.
Esta é uma notícia enviada pelo professor Carlos Café, a quem se agradece.