Com a entrada em vigor do novo acordo ortográfico, qualquer cidadão pode adotar a nova norma escrita da língua portuguesa. Nesta fase de transição, são muitas as dúvidas mas nada como começarmos, lentamente, a adaptarmo-nos à nova grafia.
Os alunos do 12.º E, no âmbito da área de projeto, prepararam a atividade «E se perguntarem pelo acordo ortográfico?», que consistiu na afixação, por toda a escola, de pequenos cartazes com palavras escritas, ainda, com as duas grafias, para que seja mais fácil perceber o que vai mudar.
Encontramos, em todas as portas da escola, palavras que nos mostram, de forma objetiva, algumas alterações introduzidas. A atividade foi preparada por todos os alunos e, ao longo do ano letivo, para otimizar a divulgação do acordo, um dos grupos de trabalho da turma continuará a debruçar-se sobre esta questão.
Esse grupo está a preparar um folheto informativo, com as novas regras ortográficas, e estão previstas várias sessões de esclarecimento para toda a comunidade escolar, dinamizadas pelos alunos desta turma. As atividades contam com a supervisão do professor Luís Salema e com o apoio da Biblioteca Escolar.