Uma escola de todos


A professora Conceição Veloso, responsável pelo gabinete de apoio ao aluno estrangeiro, disponibilizou dados interessantes, que mostram que a ESMTG é uma escola cada vez mais internacional. Eis alguns números:

No início do presente ano lectivo estavam inscritos na escola 107 alunos estrangeiros, de 27 países diferentes (de todos os continentes excepto da Oceania). Os países com mais alunos eram, no início do ano, os seguintes: Cabo Verde, Moldávia, Brasil, Ucrânia, Angola, Roménia, Reino Unido, Alemanha e Guiné-Bissau, por esta ordem.

Entretanto, alguns desses alunos adquiriram a dupla nacionalidade ou a nacionalidade portuguesa, outros pediram transferência para outras escolas e outros ainda acabaram por anular a matrícula. Mas também houve novos alunos que chegaram. Neste momento os números são os seguintes: 90 alunos de 22 países, havendo ainda 26 alunos portugueses, mas com pais estrangeiros. Eis os dados mais recentes (Janeiro de 2009) relativos aos países de origem dos alunos:

ORIGEM / Nº de ALUNOS
Alemanha 3
Angola 5
Bielorússia 1
Brasil 9
Bulgária 1
Cabo Verde 11
China 2
Colômbia 1
França 1
Guiné – Bissau 4
Holanda 3
Luxemburgo 1
Moçambique 1
Moldávia 18
Reino Unido 6
Roménia 6
Rússia 2
Suíça 1
S.Tomé e Príncipe 2
Ucrânia 10
USA 1
Namíbia 1

Esperemos que estes alunos se sintam em casa e que todos contribuamos para isso.

By : Aires Almeida /Fevereiro 07, 2009 /aluno estrangeiro, gabinete de apoio ao aluno estrangeiro /Comentários fechados em Uma escola de todos