No passado dia 22 de Fevereiro, foi convidado de Paula Moura Pinheiro, no programa Câmara Clara, da RTP2, o nosso colega Aires Almeida para um debate sobre o Movimento Surrealista em Portugal e no estrangeiro. O debate contou ainda com a presença do crítico e autor em arte portuguesa contemporânea, Rui-Mário Gonçalves.
Dado o interesse actual pelo Movimento Surrealista, (há actualmente várias exposições de Norte a Sul do país) impunha-se compreender a razão de tal fenómeno. Porquê este interesse renovado pelo Surrealismo? Aires Almeida e Rui-Mário Gonçalves conseguiram não só explicar esta nova vaga de interesse pelo movimento, como ilustraram com exemplos o que foi o Surrealismo. Citaram nomes conhecidos desta corrente artística em Portugal, como Cesariny, Cruzeiro Seixas, Mário Henrique Leiria, Fernando Lemos, Alexandre O’Neill, entre outros. Entre os estrangeiros foram mencionadas figuras incontornáveis como Breton, Duchamp, Picasso e Buñuel. Entre estes foi especialmente debatido o pintor espanhol Salvador Dalí e o seu posicionamento no Movimento Surrealista.
Este foi, sem dúvida, um momento cultural interessante (que pode ser visionado na íntegra em formato vídeocast) e a ESMTG só pode sentir orgulho pelo facto de um dos seus professores nele ter participado.