Plano de Formação do Agrupamento

A importância estratégica que a formação detém nos caminhos para a construção de uma autêntica escola de qualidade é uma evidência que nos parece indiscutível, consubstanciando um meio de otimizar e promover a cultura organizacional e pedagógica da escola.

O Plano de Formação surge como um dos instrumentos de excelência da gestão escolar. A sua construção é uma resposta às necessidades formativas e de desenvolvimento da própria comunidade escolar onde se insere. Tendo como enquadramento legislativo o Dec. Lei Nº 75/2008, o Desp. Nº 18038/08, as linhas de força nas áreas de intervenção e estratégias propostas no Projecto Educativo da ESMTG e as recomendações do Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique, elaborou-se o Plano de Formação para o biénio 20011-2013 da ESMTG de acordo com a seguinte Metodologia:

  1. Elencar áreas de intervenção do Projecto Educativo de Escola (PEE);
  2. Identificar estratégias do PEE;
  3. Identificar necessidades formativas dos docentes dos diferentes departamentos e do pessoal não docente;
  4. Feita a recolha e respetivo tratamento das propostas de formação apresenta-se o plano que pretende espelhar o entendimento da comunidade docente e não docente a respeito da sua formação contínua, como instrumento de enriquecimento e de melhoria do seu desempenho no cumprimento do Projeto Educativo da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

Consciente da oportunidade que os conhecimentos e os saberes dos diferentes elementos da comunidade educativa podem constituir, este plano promove também a sua partilha.

 

Disponível para Download: Plano de Formação do AEMTG 2015-2017